Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Festa de Encerramento do Projeto A Cultura da Paz

Convite aos participantes das oficinas do Projeto A Cultura da Paz

Dia 3 de dezembro, sábado, das 14 às 17 horas, será realizada na Praça dos Burgueses a Festa de Encerramento do Projeto.
Será oferecido aos participantes pipoca, algodão doce, além de poderem brincar em tobogã, cama elástica e participarem da oficina de pintura dentre outras atrações.
Contamos com sua presença. 

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Investimento em atitudes de cidadania

Para o desenvolvimento do projeto Cultura da Paz na EMEF Professor Francisco Dias Negrão, foi fundamental o envolvimento das educadoras Tarcila Benitez Moraes (sala 302), Luciana Borges de Andrade (sala 304) e Célia Aparecida do Prado (sala 504), as quais proporcionaram um espaço para reflexões em torno do tema Paz. Ao longo de sua realização, as professoras compartilharam com o psicopedagogo da unidade escolar, Fabio Alexandre Pereira, suas importantes observações a respeito das situações que caracterizavam o relacionamento entre os educandos. Assim, verificou-se as vantagens que a reflexão sobre a convivência poderia trazer para melhorar as relações entre os educandos em seu dia-a-dia escolar.
Exemplos das atitudes surgidas durante as atividades do projeto Cultura da Paz podem ser ilustrados pelas situações apresentadas nas fotos a seguir. Após obter autorização dos responsáveis para o registro dos momentos de interação entre os alunos no desenvolvimento do projeto, foram selecionadas algumas situações, as quais exemplificam a importância que a abertura de espaços para discussão sobre o assunto pode oferecer em termos de mudança positiva, tanto no que diz respeito à convivência quanto à possibilidade de criar situações naturais, que se tornem geradoras de estímulos para promover reflexão, argumentação oral e produção escrita.




As crianças da sala 302 discutem com o psicopedagogo sobre os frutos que podem ser gerados pela árvore da paz. 

No final do trabalho eles exibem a árvore e seus frutos (valores de convivência), resultado da reflexão sobre os valores fundamentais para a convivência entre as pessoas.



domingo, 13 de novembro de 2011

Ana Beatriz Barbosa Silva em Ourinhos


Especialmente convidada para encerrar as atividades do projeto A Cultura da Paz, estará em Ourinhos a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, escritora e autora de vários livros que falam de comportamento humano, no auditório do Centro do Professorado Paulista - CPP, na Avenida Paulo Bozon Veduraz, 122 - Distrito Industrial Dr. Hélio Silva, em 14 de dezembro, quarta-feira, das 19 às 21 horas.
O tema de sua palestra é Bullying: Mentes Perigosas nas Escolas, baseado no livro de sua autoria, onde aborda os vários aspectos desse comportamento que incomoda muitas sociedades.

Encontro na Praça dos Burgueses

As equipes que desenvolvem o Projeto A Cultura da Paz nas escolas da Rede Municipal de Ourinhos estarão presentes na Praça dos Burgueses, no dia 3 de dezembro, sábado, das 14 às 17 horas, para um grande encontro com os participantes do projeto e suas famílias.
No local serão desenvolvidas atividades múltiplas, além de crianças e adolescentes terem à disposição diversos brinquedos que serão especialmente colocados para que utilizem à vontade
O evento marcará o final das atividades nas escolas neste ano.

9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente


Com abertura solene, a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ourinhos foi realizada em 9 de novembro, no Centro Social Urbano, na Barra Funda, com as presenças da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Elaine Salete Bastiani e da vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Belkis Gonçalves Santos Fernandes e de outras autoridades.
Para motivar as discussões sobre os temas, a conferência foi precedida da palestra da Professora Doutora Eliana Frois, que elencou os 5 eixos previamente preparados pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA e que versavam sobre promoção e proteção dos direitos protagonismo, controle social da efetivação dos direitos e gestão da política nacional de proteção de direitos de crianças e adolescentes.
Posteriormente, os grupos foram divididos por eixo e, ao final, apresentadas propostas que serão encaminhadas e defendidas na 9ª Conferência Regional dos direitos da Criança e do Adolescente.  



A palestrante faz sua exposição e, acima,
 outros aspectos da Conferência

Conferência Livre de Adolescentes


A conferência livre de adolescentes foi realizada em 3 de novembro, no Centro Social Urbano, na Barra Funda, acolhendo estudantes de várias escolas de Ourinhos que participaram diretamente das discussões e encaminhamentos de assuntos que farão parte das conferências municipal, regional, estadual e nacional.
Aberta pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Elaine Salete Bastiani e pela vice-prefeita e secretária de Assistência Social de Ourinhos, Belkis Gonçalves Santos Fernandes, a conferência livre teve o objetivo de preparar os adolescentes para a discussão de temas que serão discutidos na 9ª conferência e que servirá de base para a implantação de políticas públicas voltadas ao segmento.
Participando ativamente das discussões, três jovens que frequentam o 9º ano da EMEF Profª. Amélia Abujamra Maron, Juliany Camilo, 14 anos, Lídia Porto, 15 anos e Bianca Moura, 14 anos, foram unânimes em afirmar que essas discussões deveriam acontecer em vários momentos, mesmo porque é, segundo elas, um espaço que se abre para o adolescente se manifestar e conhecer um pouco mais sobre seus direitos e deveres.



Alguns aspectos da Conferência livre


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Recado de Gente Grande e Consciente

Durante a realização da 2ª Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento - ECO 92 - em junho daquele ano, no Rio de Janeiro, ocupou a tribuna para falar ao Mundo uma garota canadense de 12 anos, Severn Cullis Suzuki e deu um recado de gente grande para conferencistas atônitos que não saberiam o que dizer e fazer. 
O Planeta Terra naquele momento tinha 5 Bilhões de pessoas, nesta semana, membros das Nações Unidas confirmaram que chegamos aos 7 Bilhões de Seres.
Clique abaixo e assista:
Recado de Gente Grande e Consciente