Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pré Conferência Municipal dos Direitos da Criança

Como um dos preparativos para a realização da 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontecerá em julho de 2012, em Brasília, foi realizada em 19 de outubro, no Centro Social Urbano, na Barra Funda, Ourinhos, a Pré Conferência Municipal dos Direitos da Criança.
O evento teve a coordenação da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ourinhos, Elaine Salete Bastiani e contou com a presença da Secretaria Municipal da Assistencia Social, Belkis Gonçalves Santos Fernandes e de várias autoridades especialmente convidadas.
Pela primeira vez em todo esse processo de discussão de direitos da criança, as crianças participaram ativamente, tendo voz e voto, estabelecendo segundo seus conhecimentos e expectativas vários parâmetros que servirão de base para as discussões em vários níveis, notadamente na implementação e monitoramento de políticas públicas que dizem respeito a elas.
No início, algumas crianças ainda não entendiam direito porque tinham sido chamadas para participar, depois foram tomando gosto pelas discussões e elaboraram propostas além de cartazes alusivos à defesa de seus direitos.
A jornalista, professora de literatura infantil e crítica literária, Fernanda Munhão ficou encarregada de falar sobre a oportunidade de as crianças participarem, contando histórias e estimulando para que todos fizessem o melhor possível, afinal, tratava-se de algo que dizia respeito a todas elas.
O resultado foi melhor que o esperado, evidenciando que é preciso, sempre, oferecer espaços para a discussão e entendimento desse segmento, principalmente referendando o que está estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA - de que toda criança deve exercitar sua cidadania.




Na primeira foto, a presidente do CMDCA Elaine Salete Bastiani e a Secretária Municipal de Assistência Social, Belkis Gonçalves Santos Fernandes. Nas seguintes, crianças que participaram da pré conferência 


Nenhum comentário:

Postar um comentário