Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Investimento em atitudes de cidadania

Para o desenvolvimento do projeto Cultura da Paz na EMEF Professor Francisco Dias Negrão, foi fundamental o envolvimento das educadoras Tarcila Benitez Moraes (sala 302), Luciana Borges de Andrade (sala 304) e Célia Aparecida do Prado (sala 504), as quais proporcionaram um espaço para reflexões em torno do tema Paz. Ao longo de sua realização, as professoras compartilharam com o psicopedagogo da unidade escolar, Fabio Alexandre Pereira, suas importantes observações a respeito das situações que caracterizavam o relacionamento entre os educandos. Assim, verificou-se as vantagens que a reflexão sobre a convivência poderia trazer para melhorar as relações entre os educandos em seu dia-a-dia escolar.
Exemplos das atitudes surgidas durante as atividades do projeto Cultura da Paz podem ser ilustrados pelas situações apresentadas nas fotos a seguir. Após obter autorização dos responsáveis para o registro dos momentos de interação entre os alunos no desenvolvimento do projeto, foram selecionadas algumas situações, as quais exemplificam a importância que a abertura de espaços para discussão sobre o assunto pode oferecer em termos de mudança positiva, tanto no que diz respeito à convivência quanto à possibilidade de criar situações naturais, que se tornem geradoras de estímulos para promover reflexão, argumentação oral e produção escrita.




As crianças da sala 302 discutem com o psicopedagogo sobre os frutos que podem ser gerados pela árvore da paz. 

No final do trabalho eles exibem a árvore e seus frutos (valores de convivência), resultado da reflexão sobre os valores fundamentais para a convivência entre as pessoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário