Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Oficinas com coordenadores de cursos

O projeto A Cultura da Paz Ourinhos tem, dentre várias atividades, reunir os coordenadores de cursos da rede municipal e os professores das diversas áreas para discutir ações concretas de enfrentamento à violência dentro das escolas.
Nesse sentido, foram realizadas nos dias 27 e 30 de junho, no Centro de Referência do Ensino Fundamental de Ourinhos - CREF, em quatro períodos distintos, oficinas para discussão de como enfrentar a violência em sala de aula e, também, como orientar os professores, alunos, funcionários das escolas e as famílias diante dessa questão que vem incomodando as sociedades.
Participaram do encontro os coordenadores e professores das seguintes áreas: Língua Portuguesa, Geografia, Ciências, Educação Física, História e Artes.
O contato serviu para dimensionar o nível de envolvimento da rede em ações que visem esclarecer e informar sobre as consequências da prática do Bullying e outros tipos de violência que normalmente acontecem nos ambientes escolares.
A importância da participação de todos ficou evidenciada na fala de uma professora que afirmou: “O trabalho de esclarecimento sobre essas questões deve ser feito todos os dias pelos professores e não necessariamente dentro de um programa específico, afinal a Paz é um instrumento importante de integração”.
Outros encontros estão programados e serão realizados par atender todas as disciplinas presentes nas escolas da rede municipal de ensino.











Coordenadores e professores reunidos nas dependências do CREF


A Cultura da Paz é discutida em Canitar

      Dentro do princípio de que a paz deve ser estimulada em todas as direções, a coordenação do projeto A Cultura da Paz Ourinhos visitou a EMEF Luiz Gimenez, em 21 de junho, no município de Canitar, sendo recebida pela coordenadora pedagógica da escola, Professora Ivana Gimenez Macedo, com o objetivo de mostrar as ações que estão sendo desenvolvidas em Ourinhos nas escolas da rede municipal, além de ouvir dos educadores daquele município as dificuldades que enfrentam no exercício de suas atividades.
       No encontro, as coordenadoras do Projeto A Cultura da Paz Ourinhos, Célia Regina Salomão e Eliana Gomes da Silva fizeram a exposição do trabalho desenvolvido em Ourinhos, com a exibição de vídeos e exaltando a necessidade de a direção, coordenações, professores e funcionários das escolas estarem integrados nas ações, sem o qual o resultado não atingirá o objetivo esperado. Durante as exposições, falaram sobre como abordar o bullying e outras formas de violência manifestadas dentro das escolas e a necessidade de todos estarem atentos para tomarem as medidas necessárias para superar tais questões. 
       Vários professores se manifestaram mostrando uma preocupação comum: a que não teriam conhecimento suficiente ou apoio necessário para lidar com questões de violência dentro do ambiente escolar.
        Ao final do encontro, foram disponibilizados materiais e outras informações que poderão ajudar os educadores daquele município.
              



Aspectos do encontro realizado nas dependências da sala
 de informática da EMEF Luiz Gimenez, em Canitar


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Projeto Cultura da Paz Ourinhos leva experiência para Salto Grande

A experiência vivida na implantação do Projeto A Cultura da Paz está sendo compartilhada com municípios vizinhos. No início deste mês, a cidade visitada foi Salto Grande. Veja no link abaixo:

http://www.diariodeourinhos.com.br/noticia.asp?codnot=4781

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Afeto, Auto-estima e Limites/Caminhos para Educar os Filhos

A importância do afeto, assim como a auto-estima e outros instrumentos que a família dispõe para educar seus filhos foram os temas abordados pela psicóloga Eliana Gomes da Silva em palestras realizadas na EMEF Georgina Amaral Santos Lopes e na EMEF Dr. Salem Abujamra



Pais participam da palestra reealizada na
 EMEF Georgina Amaral Santos Lopes


Regras Básicas para a Educação dos Filhos

A psicopedagoga Célia Salomão esteve na EMEF Professor Francisco Dias Negrão, em 25/05 e na EMEF Josefa Navarro Lemos, em 27/05 conversando com pais de alunos sobre regras mínimas de convivência familiar, além de alertar sobre a necessidade de estarem atentos ao que acontece com crianças e adolescentes, num período de suas vidas onde a atenção e o respeito se constituem em pontos fundamentais de desenvolvimento.


Palestra realizada na 
EMEF Professora Josefa Navarro Lemos
 
Célia fala ao pais na
 EMEF Professor Francisco Dias Negrão