Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Educar - Desafio Constante

Palestra proferida pela educadora e psicopedagoga Leda Maria Mansur na EMEF Jandira Lacerda Zanoni, em 31 de agosto, abordou o papel dos pais no processo de formação dos filhos e a participação das escolas complementando esse aprendizado.
Leda enfatizou que a participação dos pais é de fundamental importância para o sucesso da formação, embora reconheça que a necessidade de os pais terem que trabalhar para o sustento de todos acabe distanciando um pouco da realidade de seus filhos.
Dentre as posturas dos pais elencadas pela educadora como integrantes de qualquer processo de formação, destacaram-se: o exemplo que os pais devem dar aos filhos sendo verdadeiros, abominando a mentira, prestando uma grande atenção nos amigos de seus filhos, mostrando a importância das religiões para sedimentar conceitos de respeito e valores morais, estimulando os filhos a serem humildes, a praticarem o perdão, a solidariedade, a reconciliação e a amizade.
A psicopedagoga deixou claro que todos devem saber que a educação de seus filhos não pode nem deve ser delegada à escola, uma vez que aluno é transitório e filho é para sempre, corroborando com a tese do médico Içami Tiba. Destacou, também, que todos devem investir na qualidade dos relacionamentos, no respeito à diversidade e sempre procurando  deixar claro que educação não é objeto de troca em nenhuma circunstância.
Concluiu sua palestra dizendo que apesar dos problemas vividos e causados pelos filhos como envolvimento com drogas ilícitas, prostituição e outros os pais nunca devem abandoná-los e, sim, estarem sempre a postos para fazerem o que for preciso e muito mais para reconduzi-los ao caminho do bem. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário